Sobre Cascavel

cidade de Cascavel

Cascavel é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o quinto mais populoso, com 289.339 habitantes, conforme estimativa do IBGE, de julho de 2011.Sua área é de 2.100,105 km².

Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.

A distância rodoviária até a capital do estado é de 492 quilômetros.

História

Ciclo da erva mate
Os índios caingangues habitavam a região oeste do Paraná, que teve a ocupação iniciada pelos espanhóis em 1557, quando fundaram a Ciudad del Guairá, próxima da atual Guaíra.

Uma nova ocupação se deu a partir de 1730 com o tropeirismo, mas o povoamento da área atual do município iniciou-se no final da década de 1910 por colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate.

A vila começou a se formar em 28 de março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias nas quais se encontrava a Encruzilhada dos Gomes, localizada no entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares, onde montou seu armazém, na localidade onde hoje é o bairro Cascavel Velho. Seu espírito empreendedor foi fundamental para a chegada de novas pessoas, que traziam ideias e investimentos.

A partir das décadas de 30 e 40, milhares de colonos sulistas, a maioria descendentes de poloneses, alemães, italianos, ucranianos e caboclos vindos de regiões cafeeiras começaram a exploração de madeira, agricultura e criação de suínos neste povoado, que tornou-se distrito em 1938.

Ciclo da madeira
Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, o que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em especial colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base populacional do município.

Na medida em que as áreas de mata nativa foram esgotadas, o extrativismo cedeu lugar ao setor agropecuário, que embasa a economia até os dias atuais.

Deve-se levar em conta que a localidade já constava nos mapas militares desde 1924, e que a vila foi oficializada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel, mas o prelado daquele município, monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, rebatizou-a como Aparecida dos Portos, nome que não vingou entre a população.

Em 1938, já com a denominação definitiva de Cascavel, tornou-se distrito administrativo. A emancipação finalmente ocorreu em 1952.

Hoje é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o polo econômico da região e um dos maiores do Paraná.

Emancipação
O município de Cascavel foi emancipado no dia 14 de novembro de 1951, por meio de proposta do governador do estado.

Por décadas houve uma discussão se esta seria a data correta, pois a assinatura da lei ocorreu apenas no dia 14 de dezembro de 1952.

Em 2010 foi sancionada a Lei 5.689, que pôs fim à discussão.

Industrialização
Encerrado o ciclo da madeira com o esgotamento das reservas naturais no final da década de 1970, deu-se o início da industrialização, concomitantemente com o aumento da atividade agropecuária.

A atividade industrial está fortemente ligada ao agronegócio, porém outros ramos estão ganhando força, como o setor de confecções e de metalurgia.

Comércio e prestação de serviços
Por estar localizado em um entroncamento rodoviário estragégico, o a cidade Cascavel prosperou no comércio e na prestação de serviços, com destaque para o setor atacadista, de saúde e de ensino superior.

Toponímia
Segundo a prefeitura da cidade, o termo "cascavel" origina-se de uma variação do latim clássico “caccabus”, cujo significado é "borbulhar d'água fervendo". Segundo a lenda, o nome surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando-o Cascavel.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Paraná criou o Encontra Cascavel.

Blog do Guia da Cidade Cascavel

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Cascavel por email
 

 

Limites

Santa Tereza do Oeste, Tupãssi, Toledo, Cafelândia, Corbélia, Braganey, Campo Bonito, Catanduvas, Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida e Lindoeste.

Dados Principais sobre a Cidade de Cascavel

Aniversário: 14 de Novembro
Fundação :
1951
Gentílico:
Cascavelense
Área:
2 100,105 Km²
População
289 339 hab. (2011)
IDH 0,810 - elevado
Prefeitura Cascavel

Brasão de Cascavel
Brasão de Cascavel

Bandeira de Cascavel
Bandeira de Cascavel

Vídeo sobre a cidade de Cascavel
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Cascavel

Mapa Cascavel

 

Moradores ilustres de Cascavel

 

   

  Sobre o EncontraCascavel
Fale com EncontraCascavel
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Cascavel no Facebook siga o Encontra Cascavel no Twitter Encontra Cascavel no Google+


Termos EncontraCascavel | Privacidade EncontraCascavel